Por isso uso a tirinha abaixo para perguntar: E se a Mafalda fosse sua aluna? O que você ensinaria? Quais são as coisas realmente importantes?
Se você já tem uma Mafalda em sua turma, ótimo! Conte-nos a experiência!!
Sabe quando se fala aquela frase famosa? Aquela que diz assim: "Queria ser uma mosquinha para saber ..."! Este espaço está surgindo para compartilhar as inúmeras e fascinantes experiências de sala de aula. Destinado a professores, o Mosca de Sala de Aula vai mostrar o que os micro-olhos desse bichinho percebem e os nossos deixam escapar. Ser professor é muito bom, e os voos da Mosca vão mostrar isso com o apoio de todos os leitores.
Será que nascemos ou simplesmente nos acostumamos com o que nos causa maior fascinação??
O que me afastou das postagens por alguns dias foram as últimas falas que fiz para universitários em Maringá e Umuarama, aqui no Paraná. Encontrei nas salas alunos extremamente animados, preocupados em aprender, que falavam de seus estágios e atividades em sala de aula com um brilho impressionante nos olhos.
Ser inspiração para alguém, promover o brilho nos olhos, acender as chamas da paixão por uma profissão, por uma vida. Isso faz um bem maravilhoso. E todo professor tem este poder! O mais importante aqui é perguntas:
Hoje li uma entrevista muito interessante com o palestrante Mario Persona. Num dos trechos da entrevista que compartilho com vocês neste Link ele falar sobre a criação de uma marca docente. Vamos pensar um pouco sobre isso. Empresas têm sua marca. Escolas têm sua marca. tudo de forma que os seus clientes param e pensam sobre o empreendimento e aquilo que ele representa na comunidade. Isso tudo diz respeito à personalidade de um negócio. Mas professor também tem marca. Professores também controem sua marca no ambiente educacional e social. O pior é que pouco pensam sobre isso, mas é real. Qual é sua marca? O que as pessoas pensam quando se deparam com sua marca?
Não é que é mesmo interessante. Acho que isso ajuda muito. Mas claro, se você leu até aqui é porque não se indignou com a comparação do professor com um empreendimento, e também soube entender o que isso realmente quer dizer. Isso também é um ponto a seu favor. Independente da escola onde atue, o professor precisa ser bom, e ter preocupações que também vão além de sua sala de aula e de seu salário. Isso também traz felicidade.
Copyright © 2010 Moscas de Sala de Aula | Blogger Templates by Splashy Templates | Psd by BevelAndEmboss