Vamos começar com um pouco de teoria... Falemos um pouco sobre ser professor.
Ser professor pressupõe uma atividade que é, também, artística. Compreende a noção de contribuir para a produção de algo no qual fica impregnado um pouco daquele que despendeu energia para sua realização. As Máquinas e a tecnologia não são capazes de substituir uma atividade essencialmente humana que pressupõe o exercício de capacidades específicas do Homem.
Atuar na vida docente corresponde a escolher um caminho de vida a ser percorrido diariamente até o fim. Antes de tudo, este caminho implica num preparo pessoal. É preciso conhecer-se e constituir-se enquanto pessoa para poder assumir a carreira docente. O professor precisa ser virtuoso e fazer a própria busca por despertar o aprendizado em si mesmo. Posteriormente, ser professor implica na atividade de educador, despertar nos alunos a busca pela aprendizagem. Que tipo de busca pode despertar aquele que não sabe para onde deseja ir? Como é possível apontar um caminho a alguém quando o próprio dedo não tem uma direção a perseguir?
A palavra utilizada pela língua espanhola auxilia na compreensão que do se persegue e se pretende neste caso. O professor, em espanhol, pode ser o enseñante, aquele que enseña. A palavra preserva a raiz latina muito mais do que o português, insegnire: apresentar sinais, por isso aquele que enseña, mostra, “o mestre mostra” (AQUINO, 2004, p.21) [1].
Assumir a vida docente inevitavelmente implica em relacionar-se com outras pessoas e com outras vidas. Na maioria das vezes o docente não percebe a presença que tem na vida de seus alunos. Tendo consciência das concepções do parágrafo anterior e do capítulo antecedente, é possível perceber que no encontro[2] entre professor e aluno ocorre estímulo quando este observa naquele o tipo de ser humano que deseja ser.
Este vocacionado à vida docente é, também, um profissional da aprendizagem. A matéria de seu serviço é dotada de uma especificidade, todos os profissionais, antes de exercerem suas atividades, traçam uma jornada com um professor. Dessa forma, este profissional tem como objeto de sua atuação o conhecimento, para o qual ele aponta, e ao qual também busca, por isso é o profissional da aprendizagem. Sua busca é contínua, precisa sempre aprender e deixar aprender. Atuar profissionalmente na aprendizagem exige competências que devem ser desenvolvidas por este profissional “aprendente”.
Ser professor é responder a um chamado, seguir uma missão. É preciso preparar o coração, a mente e o espírito para esta missão.
Atuar na vida docente corresponde a escolher um caminho de vida a ser percorrido diariamente até o fim. Antes de tudo, este caminho implica num preparo pessoal. É preciso conhecer-se e constituir-se enquanto pessoa para poder assumir a carreira docente. O professor precisa ser virtuoso e fazer a própria busca por despertar o aprendizado em si mesmo. Posteriormente, ser professor implica na atividade de educador, despertar nos alunos a busca pela aprendizagem. Que tipo de busca pode despertar aquele que não sabe para onde deseja ir? Como é possível apontar um caminho a alguém quando o próprio dedo não tem uma direção a perseguir?
A palavra utilizada pela língua espanhola auxilia na compreensão que do se persegue e se pretende neste caso. O professor, em espanhol, pode ser o enseñante, aquele que enseña. A palavra preserva a raiz latina muito mais do que o português, insegnire: apresentar sinais, por isso aquele que enseña, mostra, “o mestre mostra” (AQUINO, 2004, p.21) [1].
Assumir a vida docente inevitavelmente implica em relacionar-se com outras pessoas e com outras vidas. Na maioria das vezes o docente não percebe a presença que tem na vida de seus alunos. Tendo consciência das concepções do parágrafo anterior e do capítulo antecedente, é possível perceber que no encontro[2] entre professor e aluno ocorre estímulo quando este observa naquele o tipo de ser humano que deseja ser.
Este vocacionado à vida docente é, também, um profissional da aprendizagem. A matéria de seu serviço é dotada de uma especificidade, todos os profissionais, antes de exercerem suas atividades, traçam uma jornada com um professor. Dessa forma, este profissional tem como objeto de sua atuação o conhecimento, para o qual ele aponta, e ao qual também busca, por isso é o profissional da aprendizagem. Sua busca é contínua, precisa sempre aprender e deixar aprender. Atuar profissionalmente na aprendizagem exige competências que devem ser desenvolvidas por este profissional “aprendente”.
Ser professor é responder a um chamado, seguir uma missão. É preciso preparar o coração, a mente e o espírito para esta missão.
Na próxima postagem traremos vivências...
[1] Tomás de Aquino, Sobre o ensino (De Magistro), tradução e estudos introdutórios de Luiz Jean Lauand.[2] Este encontro denota a presença do professor no processo de aprendizagem do aluno como companheiro de jornada. Aquele que caminha ao lado mostrando caminhos possíveis. Assim, recorre-se à imagem de vidas que se relacionam num encontro contínuo.
0 comentários:
Postar um comentário
Fico Muito contente com sua participação...
Obrigado!
O comentário é moderado, por isso em breve darei retorno e liberarei a sua publicação...