Debate reuniu mais de dois mil educadores em Curitiba
*notícia do site do Instituto GRPCOM
Na segunda-feira (19/09), a equipe do projeto Ler e Pensar, do IGRPCOM, participou da 1º Conferência Municipal de Educação de Curitiba. O evento reuniu cerca de dois mil educadores, das redes municipal e estadual de ensino, escolas particulares e outras instituições envolvidas com atividades educativas.
Esteve presente a secretaria de educação, Liliane Casagrande Sabbag, que estimulou que os professores pensar e avaliar suas práticas com vistas à construção de um novo projeto político-pedagógico. E o professor Miguel Arroyo, que falou sobre a educação em período integral.
As discussões examinaram as necessidades do aumento de carga horária das escolas, como o fato de as crianças terem um espaço para viver sua infância e ter seu direito garantido. Além disso, também é importante evidenciar que uma das justificativas para o aumento de tempo na escola é a demanda popular. Afinal, as famílias que não ficam muito tempo em casa precisam de um lugar que garanta os direitos de ensino, convivência e proteção aos seus filhos, enquanto os pais lhe asseguram o direito de viver e alimentar-se.
Tendo em vista a atuação vasta do projeto Ler e Pensar, tanto em atividades de turno como contra turno escolar, Everton Renaud e Fernanda Martins, da equipe do projeto, marcaram presença no evento e acompanharam as discussões. Diante da fala de Arroyo, que afirmou que o tempo do “extra turno” não é o mesmo do turno, surgiu um questionamento acerca de quem é o professor que vai trabalhar neste “novo tempo” (o extra turno).
“O questionamento é profundo, pois desde os cursos de formação de professores, eles são preparados para atuar no turno, e não têm o mesmo preparo e consciência de quem trabalha no contra turno”, afirma Arroyo. Segundo ele, ainda é necessário e ao mesmo tempo imprescindível, integrar esses dois tempos, e integrar os dois tipos de educadores.
Você tem medo de desafios?
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Vale muio a pena assistir esse video. Mas apenas ver por ver pode até te fazer chorar um pouco, animar-se, orgulhar-se do personagem. Mas se só isso acontecer, assista novamente, com olhos de professor. Capacidade é na prática, muito maior do que representamos nas ideias e nesta palavra. Temos muito a aprender!
Uma criança cega precisa escrever uma redação sobre as cores das flores. O vídeo mostra o desafio do menino para conseguir cumprir a tarefa. A tradução para o português foi feita para o blog "Assim como Você", de Jairo Marques.
Assinar:
Postagens (Atom)
Lorem
Please note:
Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.
Ipsum
Please note:
Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.
Dolor
Please note:
Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.